Fotos
Trianons #1, 1996-2012
Fitas mosquiteiras de PVC, ferro pintado, rede tremida

(2x) 300 x 300 x 300 cm

Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha

Apresentada pela primeira vez no Parque de Serralves, em 1996, no âmbito da exposição Mais Tempo - Menos História, organizada pela Fundação de Serralves, a instalação de arte pública Trianons inspirou-se nos famosos edifícios Grand Trianon e Petit Trianon. Originalmente, os dois edifícios de Versalhes, ordenados construir por Luís XIV (Grand Trianon) e Luís XV (Petit Trianon), caracterizavam-se como espaços de refúgio e intimidade, afastados das regras e das etiquetas protocolares da corte. A instalação de Joana Vasconcelos recupera o conceito de espaço de refúgio, sublinhando as características naturais do Barquinha Parque.
Trianons - constituído por dois módulos independentes, um de secção cilíndrica e outro de secção quadrangular, respetivamente preenchidos, nas faces laterais e no topo, com fitas mosquiteiras de plástico translúcido e colorido - oferece aos visitantes um espaço de retiro, onde o céu - módulo cilíndrico - e a água - módulo quadrangular - são convocados como elementos centrais da instalação.
Uma cúpula aberta ao exterior, a encimar a estrutura cilíndrica, recebe o visitante e oferece-lhe a possibilidade de observação directa do céu a partir do interior. Já no segundo módulo, é a secção quadrangular repetida no interior, ao centro, a indagar o observador. Ao afastar as fitas mosquiteiras coloridas, o visitante é surpreendido com um desnível escavado no solo, de onde emerge água, estabelecendo, desta forma, uma relação direta com a envolvente ribeirinha do Barquinha Parque.
A interação do público assume-se como essencial à plena concretização de um programa estético que faz operar assertivas referências históricas, paisagísticas e arquitetónicas com as possibilidades desafiantes do campo expandido da escultura; insinuando, assim, a enriquecedora e heterogénea genealogia do projeto Trianons com as experiências do Minimalismo e da Land Art.

2012 Trianons #1, Parque de Escultura Contemporânea Almourol, Vila Nova da Barquinha


1996 Mais Tempo Menos História, Fundação de Serralves, Porto


SCHEFFEL, Christian; JOCH, Peter; TREPESCH, Christof - Joana Vasconcelos. Colónia: Wienand, 2019. ISBN978-3-86832-399-3


JUNCOSA, Enrique; et al. - Joana Vasconcelos: I'm Your Mirror. [Porto; Madrid]: Museu de Arte Contemporânea de Serralves; La Fábrica, 2019. ISBN978-972-739-368-8


JUNCOSA, Enrique; et al. - Joana Vasconcelos: I'm Your Mirror. [Bilbau]: La Fábrica; Museo Guggenheim Bilbao, 2018. ISBN978-84-17048-81-5


JUNCOSA, Enrique; et al. - Joana Vasconcelos: I'm Your Mirror. [Bilbau]: La Fábrica; Museo Guggenheim Bilbao, 2018. ISBN978-84-17048-81-5


JUNCOSA, Enrique; et al. - Joana Vasconcelos: I'm Your Mirror. [Bilbau]: La Fábrica; Museo Guggenheim Bilbao, 2018. ISBN978-84-17048-81-5


BASSO, Pérsio - Almourol: Parque de Escultura Contemporânea. Vila Nova da Barquinha: Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, 2012.


LIPOVETSKY, Gilles,et al - Joana Vasconcelos. Porto: Livraria Fernando Machado, 2011.


AMADO, Miguel; LEBOVICI, Elisabeth; ZAYA, Octavio - Joana Vasconcelos: Sem Rede. Lisboa: Museu Colecção Berardo, 2010.


SILVA, Paulo Cunha e - Joana Vasconcelos. S. Mamede do Coronado: Bial, 2009.


LAGEIRA, Jacinto; RUBIO, Agustín Pérez - Joana Vasconcelos. Lisboa: ADIAC Portugal; Corda Seca, 2007.


PINHARANDA, João; BARRETO, Jorge Lima - Joana Vasconcelos: Medley. Lisboa: EDP - Electricidade de Portugal/Comissão Instaladora da Fundação EDP, 2001.


FERNANDES, João - Joana Vasconcelos: Ponto de Encontro. Porto: Museu de Arte Contemporânea de Serralves, 2000.


GUERREIRO, António; FERNANDES, João - Mais Tempo, Menos História. Porto: Fundação de Serralves, 1996.