Fotos
Flâneur, 2016
Faiança Rafael Bordalo Pinheiro pintada com vidrado cerâmico, renda em croché dos Açores

88 x 60 x 54 cm

La Patinoire Royale/Galerie Valérie Bach, Bruxelas

O conjunto de obras em cerâmica e croché inscreve-se na série de trabalhos desenvolvidos a partir de um núcleo restrito de faianças desenhadas por Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905); unanimemente posicionado entre os mais destacados artistas portugueses do século XIX. A apropriação de Joana Vasconcelos, no quadro da vasta produção cerâmica de Bordalo Pinheiro, inclui apenas a representação naturalista de animais - alguns deles sobredimensionados -, cuja proximidade com o Homem é capaz de gerar desconforto, receio ou medo. Vespas; sardões e cobras; caranguejos e lagostas; sapos; cabeças de touro, burro e cavalo; lobos; ou até mesmo gatos em pose agressiva são ambiguamente aprisionados/protegidos por uma segunda pele em croché, produzindo um discurso apto a renovar os fluxos de significação associados às habituais relações entre cultura popular/cultura erudita e tradição/modernidade. A aplicação do croché num paradoxal aprisionamento/proteção dos animais, assim remetidos ao contexto doméstico, abre um vasto campo de leitura despertado pela beleza e estranheza que o resultado da operação produz.

2017 Reflection by Jean-Paul Lespagnard, Fashion & Lace Museum, Bruxelas


2017 Joana Vasconcelos à Peyrassol, Commanderie de Peyrassol, Flassans-sur-Issole, Provença


2016 De Fil(s) en Aiguille(s), La Patinoire Royale, Bruxelas


LA PATINOIRE ROYALE; AILLAGON, Jean-Jacques - Joana Vasconcelos: De fil(s) en aiguille(s). Bruxelas: La Patinoire Royale, 2016.