Fotos
Vídeos
Vizir, 2009
Faiança Rafael Bordalo Pinheiro pintada com vidrado cerâmico, croché em algodão feito à mão

31 x 115 x 90 cm

Coleção particular/Cortesia Galerie Nathalie Obadia, Paris/Bruxelas

O conjunto de obras em cerâmica e croché inscreve-se na série de trabalhos desenvolvidos a partir de um núcleo restrito de faianças desenhadas por Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905); unanimemente posicionado entre os mais destacados artistas portugueses do século XIX. A apropriação de Joana Vasconcelos, no quadro da vasta produção cerâmica de Bordalo Pinheiro, inclui apenas a representação naturalista de animais - alguns deles sobredimensionados -, cuja proximidade com o Homem é capaz de gerar desconforto, receio ou medo. Vespas; sardões e cobras; caranguejos e lagostas; sapos; cabeças de touro, burro e cavalo; lobos; ou até mesmo gatos em pose agressiva são ambiguamente aprisionados/protegidos por uma segunda pele em croché, produzindo um discurso apto a renovar os fluxos de significação associados às habituais relações entre cultura popular/cultura erudita e tradição/modernidade. A aplicação do croché num paradoxal aprisionamento/proteção dos animais, assim remetidos ao contexto doméstico, abre um vasto campo de leitura despertado pela beleza e estranheza que o resultado da operação produz.

2010 Maison & Objet, Parc des Expositions, Paris


2009 À la Mode de Chez Nous: Júlio Pomar et Joana Vasconcelos, Centre Culturel Calouste Gulbenkian, Paris


JUNCOSA, Enrique; SARTWELL, Crispin - Joana Vasconcelos: Material World. Londres: Thames & Hudson, 2015.


LIPOVETSKY, Gilles,et al - Joana Vasconcelos. Porto: Livraria Fernando Machado, 2011.


SILVA, Paulo Cunha e - Joana Vasconcelos. S. Mamede do Coronado: Bial, 2009.


MARQUES, Lúcia; VASCONCELLOS, Maria Anahory - À la mode de chez nous: Júlio Pomar. Joana Vasconcelos. Paris: Centre Culturel Calouste Gulbenkian, 2009.